Portal do colaborador Kelio

Aliviar os gestores de tarefas administrativas desnecessárias

Aliviar os gestores de tarefas administrativas desnecessárias

A gestão da força de trabalho é uma responsabilidade que recai não só sobre o departamento de Recursos Humanos, mas também sobre todos os gestores de equipa em cada departamento. Entre os desafios de planeamento, obrigações legais e restrições laborais, como podemos ajudar os gestores a organizar os turnos e as atividades diárias dos seus colaboradores?

A gestão da força de trabalho é um verdadeiro desafio operacional, pois implica garantir que as pessoas certas estão disponíveis, no local certo, à hora certa e em número suficiente para executar o trabalho. No entanto, a gestão do tempo e das atividades laborais também deve respeitar e cumprir as obrigações legais, nomeadamente os horários máximos de trabalho e os períodos obrigatórios de descanso.

Para tal, os gestores de equipa e os profissionais de RH devem registar e acompanhar as horas de trabalho de cada colaborador. Trata-se de um processo moroso e com pouco valor acrescentado. Felizmente, é possível otimizar e descentralizar esta gestão de forma mais eficiente dentro da organização.

Gestão de Tempos e Assiduidade

A gestão de tempos e assiduidade deve permitir a qualquer gestor de equipa ou responsável pela empresa ter uma visão global da alocação dos recursos humanos e do tempo de trabalho dedicado a cada atividade. Para isso, é essencial dispor de informação atualizada sobre cada colaborador, de forma a antecipar necessidades e, simultaneamente, assegurar o cumprimento das exigências legais.

Diversas variáveis entram em jogo na gestão do tempo:

  • Controlo de presenças (entrada, saída, pausas)
  • Gestão de ausências (férias, baixa médica, entre outras)
  • Cálculo de horas extraordinárias e controlo de descansos compensatórios
  • Gestão de diferentes regimes de trabalho: tempo inteiro, parcial, por turnos
  • Monitorização de horários específicos (como períodos mínimos de descanso, limites máximos de horas de trabalho, trabalho noturno)

Em muitas empresas, estas tarefas são parcialmente geridas pelos gestores, que recolhem e comunicam a informação ao departamento de RH para registo e análise. Por vezes, a duplicação acidental de dados pode levar a erros com consequências legais e financeiras para a empresa.

A utilização de um portal colaborativo ou de “self-service” reduziria significativamente este esforço administrativo, acelerando os processos internos e garantindo maior fiabilidade. Além disso, este tipo de ferramenta promove o envolvimento dos colaboradores — um fator-chave de motivação.

Portal RH Kelio

Descentralização da Gestão de Tempos e Assiduidade

Descentralizar a gestão de tempos e assiduidade implica abrir este processo a todos os colaboradores da organização. O facto de o software ser orientado para RH não significa que deva ser utilizado exclusivamente pelo departamento de Recursos Humanos. Deve estar acessível a todos, promovendo a partilha e transparência da informação.

Foco no Espaço Pessoal dos Colaboradores

No contexto da gestão de tempo e assiduidade, a utilização de um portal pessoal de RH permite aos colaboradores preencher ou consultar os dados que lhes dizem respeito, bem como submeter pedidos diretamente online. O gestor recebe depois uma notificação no seu próprio portal e/ou diretamente no seu e-mail.

Na prática, este tipo de interface permite:

  • Registo virtual de entradas e saídas por colaborador
  • Registo automático do tempo de trabalho efetivo
  • Confirmação de presença, por exemplo, por parte dos gestores
  • Submissão e acompanhamento de pedidos de férias e ausências, com aprovação em tempo real
  • Submissão e seguimento de pedidos de teletrabalho
  • Consulta de planos de trabalho individuais e de equipa
  • Atribuição de atividades realizadas durante o horário laboral
  • Consulta e acompanhamento de dados como formações, exames médicos, entrevistas de avaliação, entre outros
  • Transferência de saldos de horas ou dias de férias

A gestão do tempo de trabalho não é apenas uma responsabilidade dos RH ou dos gestores — requer também o envolvimento ativo dos colaboradores, permitindo processos mais ágeis e eficazes.

Simplifique a gestão de tempo e atividades da sua empresa com o software de Gestão RH da Kelio.

PARTILHAR O ARTIGO